instagram facebook spotify

A primavera convida a passeios ao ar livre


Os primeiros dias de primavera são os mais apetecíveis para passear ao ar livre e deixar para trás os dias chuvosos e frios do inverno. Quando as temperaturas começam a subir e a Natureza a florir, a nossa predisposição para sair do aconchego de casa aumenta.
Felizmente, o nosso país é muito equilibrado no que diz respeito a espaços urbanos e rurais. Facilmente nos deslocamos até às florestas das montanhas ou até à costa onde podemos admirar a imensidão do mar. Pelo meio há ainda muitos parques verdes e reservas naturais onde a natureza nos brinda com o que de melhor tem.
Deixamos algumas sugestões para aproveitar o sol nos primeiros dias desta primavera. Aventuras-te?

Norte

Parque Nacional Peneda Gerês

Com uma extensão de 72 mil quilómetros, o Parque Nacional Peneda Gerês merece uma visita prolongada, no mínimo de um fim de semana. A riqueza desta região é muito diversificada. Desde banhos em cascatas, a escalada ou simples caminhadas pela floresta, há imensas experiências que podes viver nesta pérola do Norte de Portugal.

Jardins do Palácio de Cristal – Porto

No centro do Porto há 8 hectares de jardim que surpreendem em cada recanto. Para além de terem uma vegetação muito rica, com Camélias, Ginkgos e Faias, estes jardins têm miradouros estrategicamente posicionados que proporcionam maravilhosas vistas panorâmicas sobre o rio e a cidade.

Centro

Jardim Oudinot – Ílhavo

Este jardim é recheado de surpresas. Construído junto à Ria de Aveiro, oferece uma paisagem relaxante, com o bónus de uma pequena praia fluvial. Há também uma zona com máquinas de manutenção, dois campos para desportos como basquetebol ou ténis. E, para quem quiser conhecer melhor a tradição marítima da região, pode visitar o Navio Museu Santo André.

Parque Ambiental de Santa Margarida – Constância

Com uma forte vertente de sensibilização para a proteção do ambiente e da natureza, o Parque Ambiental de Santa Margarida conta com 6 hectares de área. A jóia do parque é um borboletário, onde se pode observar e aprender sobre a metamorfose das borboletas. Podes ainda encontrar um parque infantil e de merendas, uma torre de observação, um jardim com plantas medicinais e aromáticas e ainda um anfiteatro ao ar livre.

Bacalhôa Buddha Eden – Bombarral

É o maior jardim de inspiração oriental na Europa. Ao longo dos 35 hectares encontramos, como é óbvio, muitos espaços verdes e muitas estátuas de budas, cerca de 700 soldados de barro pintados à mão e dragões esculpidos. Os 3 euros de entrada valem bem a visita a este espaço inspirador.

Sul

Mértola

Mértola situa-se na região do Baixo Alentejo Interior e é muito rica em natureza e tradições. O Castelo e o centro histórico proporcionam uma boa dose de história e cultura. Nas redondezas, podes fazer um passeio de bicicleta, conhecer a Mina de São Domingos e terminar com um mergulhos na praia fluvial, situada numa albufeira.

Ria Formosa

A Ria Formosa no Algarve estende-se por 60 km, num labirinto de canais sapais e ilhas que fazem barreira com o mar e, por isso, compõem uma paisagem magnífica.
A zona é classificada como Parque Natural desde 1987 e eleita uma das 7 maravilhas de Portugal. Trata-se para um verdadeiro paraíso para os amantes de observação de aves. Aventura-te a aprender mais sobre a natureza nesta região privilegiada.

Ilhas

Açores

Os Açores são um dos lugares mais privilegiados de contacto com a natureza em Portugal. Em todas as ilhas há algo por descobrir e explorar, sempre com um grande respeito pela Mãe Natureza. A observação das baleias é uma das atividades que mais atraem turistas, mas há outras atividades ao ar livre bastante interessantes, como passeios pedestres, de bicicleta ou a cavalo, canyoning e pesca desportiva.

Madeira

Na Madeira, o grande convite é explorar o interior da ilha, deixando-se guiar pelas levadas e descobrir pequenas cascatas e outros recantos encantados onde só se chega a pé. A observação de golfinhos e baleias são também o grande forte do arquipélago. As paisagens, em qualquer lugar da ilha, são magníficas.

Tweet about this on TwitterShare on Facebook