instagram facebook spotify

3 verdades sobre os outros


por Ana Bela Lopes*

1. Os outros somos nós.

Podem fazer o pino à nossa volta, tratar mal ou  bem, mas os outros somos nós. Como deixamos que nos falem, agem ou simplesmente nos tratam em pequenas coisas. Se é para ser diferente, a diferença parte sempre, mas sempre de nós. Da nossa forma de reação ao outro. E não se diga que não há solução. Há. Pode é ser difícil de tomar e assumir. Mas há sempre caminhos e escolhas. Dê-se o primeiro passo. E um passo de cada vez, firme e acreditar que sim.

2. Os outros estão sempre mais preocupados com as vidas deles, do que com as nossas.

Mesmo que falem mal, critiquem, ignorem… os problemas deles são sempre mais importantes. Mesmo depois de uma discussão, cada um vai pensar um pouco no seu umbigo. Vale mesmo a pena pensar na crítica (que até foi construtiva) do Manel do escritório ao lado? Na verdade, o tempo que se perde a pensar nisso é tempo que não se investe a pensar em si próprio. Ser egoísta no bom sentido, ajuda a repôr objetivos pessoais e a centrar em quem realmente importa: nós e os nossos.

3. Os outros têm vidas mais interessantes, estimulantes, inspiradoras, felizes do que as nossas.

Pudera, enquanto deveríamos de estar a investir tempo em nós, estamos a investir tempo e energia boa, neles. Por exemplo, porque passar mais tempo a ver o blog da moda, em vez de criarmos o nosso? Tempo de comparação com as relações, os filhos, as casas, as carreiras profissionais é tempo perdido. Focar em si e partir daí.

Se isto é fácil? Não, não é, mas parte-se do que se tem, para onde se quer ir. Gastando tempo e recursos no que realmente vale a pena.


*Ana Bela Lopes, autora do Blog Penso Rápido, é psicóloga e mostra-nos uma forma diferente de nos encontrarmos “vestindo a capa” de qualquer personagem que pretendamos assumir, para lidarmos com a nossa vida e as nossas emoções.

Tweet about this on TwitterShare on Facebook